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10 Dicas para não cair em golpes

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10 Dicas para não cair em golpes

Hoje em dia, não é incomum se ver vítima de estelionatários cada vez mais criativos e sofisticados em seus golpes. Por isso, atenção e segurança são quesitos imprescindíveis para se manter a salvo.
No post de hoje, vamos falar de um golpe que, infelizmente, tem se tornado bastante popular: o “golpe do motoboy”. Vamos te explicar como ele acontece e, claro, daremos dicas de segurança para que você não caia em fraudes como esta. Acompanhe!

Novo golpe do motoboy e do cartão de crédito

Embora esse golpe não seja, essencialmente, novo, os estelionatários têm sofisticado cada vez mais a forma de executá-lo. Ele acontece da seguinte maneira:
O estelionatário liga para os clientes de um banco e diz que o seu cartão de crédito foi clonado. De posse de informações verdadeiras sobre as vítimas, os bandidos solicitam, então, que elas façam a entrega do cartão, quebrado ao meio, para um motoboy e, para finalizar, que digitem a sua senha no telefone.
O fraudador utiliza de meios para obter a senha do cliente como, solicitando a digitação da senha e utilizando ferramentas que guardam esse dado. Há casos em que orienta a vítima a ligar no telefone do verso do cartão, entretanto segura a linha e a vítima entende que ligou na Central, porém a ligação é a mesma que ela recebeu. Então, solicitam a senha ou a digitação.
O motoboy, então, leva o cartão de crédito quebrado ao meio, mas com o seu dispositivo mais importante intacto: o chip. Nele, ficam as informações pessoais do titular do cartão, as autorizações de saque e de compras.
Com isso, os criminosos conseguem realizar saques e compras com os cartões das vítimas. Golpe dado!

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Como se proteger e ficar longe desses golpes?

Com golpes cada vez mais sofisticados e novas formas de praticá-los, a dúvida que fica é sempre a mesma: como se proteger e evitar esse tipo de golpe? O mais importante é manter-se atento a algumas questões práticas e de segurança.
Confira nossas dicas de proteção que irão te ajudar a ficar longe das fraudes e golpes com cartões de crédito!

1-Fique atento aos quesitos de segurança do cartão

Cartões com chip, embora não evite as fraudes, são muito mais seguros em sua utilização do que aqueles que solicitam somente a assinatura. Por isso, dê preferência aos cartões com esses dispositivos de segurança.

2-Desconfie de solicitações de senha por telefone ou e-mail

As instituições financeiras não enviam e-mail e nem ligam para os clientes solicitando a senha do cartão de crédito nem mesmo o seu código de segurança! Essas são informações pessoais e intransferíveis e não devem ser informadas nem digitadas no telefone.
Sabendo disso, desconfie de qualquer ligação que você receba em nome de bancos ou instituições financeiras. E, caso isso aconteça, jamais forneça dados pessoais como senha ou código de segurança do cartão (aqueles três números que ficam no verso do cartão).

3-Não entregue seus cartões, mesmo que inutilizados

Os bancos nunca solicitam a devolução de cartões, mesmo em caso de bloqueio ou cancelamento e sequer fazem esse tipo de retirada na residência dos seus clientes.
Por isso, se você receber a visita de qualquer portador em nome do seu banco, solicitando a entrega do seu cartão de crédito, não atenta ou não entregue seu cartão.
Se, durante uma ligação recebida, você não se sinta seguro com o atendimento, não forneça nenhuma informação e entre em contato diretamente com a Central de Relacionamento.

4-Tenha cuidado ao se desfazer dos cartões

Quando se desfizer de um cartão de crédito inutilizado, destrua o chip que contem nele para não deixar dúvidas!
Você também tem uma opção sustentável para o descarte deste tipo de material.  As máquinas Papa Cartão são uma forma ecológica, sustentável e segura de descartar seus cartões plásticos (material 100% reciclável) que estão fora de uso.

É só colocar o cartão na fenda e girar a manivela. Depois de triturados, serão reciclados e servirão de matéria-prima para novos produtos.

Confira como funciona e os locais de descarte.

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5-Nunca informe a sua senha ou dados do cartão a outras pessoas

Sua senha do cartão, tanto para realizar compras quanto para efetuar pagamentos e saques é individual e intransferível! Lembre-se, ela é a sua assinatura digital e não deve ser compartilhada com outras pessoas.
Outro dado importante é o código de segurança, que fica na parte traseira do cartão. Esse número é o seu acesso para fazer compras online, ou seja, de posse dele e dos dados pessoais, qualquer pessoa pode comprar, online, com o seu cartão. Por isso, nunca forneça esses dados a ninguém. 

6-Fique atento aos SMS de acompanhamento

Algumas instituições financeiras enviam SMS informando sobre compras realizadas no cartão. Dê preferência àquelas que fazem este acompanhamento.
E, no caso de receber uma dessas mensagens, acompanhando uma compra que não tenha sido realizada por você, entre em contato imediatamente com a Central de Relacionamento para confirmar se seu cartão está sendo usado indevidamente.

7-Observe os sites antes de comprar pela internet

Para fazer suas compras pela internet de maneira segura, dê preferência a sites confiáveis e que tenham o selo de segurança. Mantenha também o seu computador sempre seguro: atualize o antivírus, firewall e anti-spam.
Para garantir mais a segurança da compra, guarde informações como o nome do site, itens adquiridos, valores e número do protocolo.

8-Acompanhe sempre o seu extrato de despesas

Outra maneira de garantir a segurança no uso do seu cartão e manter-se cada vez mais longe das fraudes é fazer um acompanhamento frequente do extrato de suas despesas. Esse documento registra todas as compras e despesas efetuadas no cartão e, por isso, é uma das melhores ferramentas de controle.
Caso note algum débito indevido, entre em contato com a Central de Relacionamento para averiguar.

9-Mantenha o seu cadastro atualizado

Algumas instituições financeiras possuem áreas de segurança que realizam um trabalho de acompanhamento da utilização dos cartões.
Quando essas áreas notam uma compra ou movimentação suspeita, entram em contato diretamente com o cliente para confirmar se é ele mesmo quem está efetuando as despesas.
Para que esse contato seja sempre bem-sucedido e ajude na segurança e controle das fraudes, é muito importante que você mantenha seus dados sempre atualizados.

10-Fique atento!

A AMR Seguros nunca solicitará a retirada de seu cartão de crédito, por qualquer meio.
A AMR Seguros nunca solicitará que a senha do cartão seja informada ao atendente ou digitada no teclado do telefone.

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